quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Joomla Day! 2008

Fala Galera!

Vou comentar o que eu achei do JoomlaDay! Brasil 2008, destacando alguns pontos que achei mais importantes:

- Na apresentação do Ministério da Educação, vimos que o joomla aguenta vários usuários conectados ao mesmo tempo sem abrir o bico, claro, com um bom servidor. Da parte do joomla não foi encontrado, no caso do Ministério, nenhum problema.
A apresentação foi boa também porque pudemos ter o feedback de um desenvolvedor que realmente mexeu no core do Joomla para chegar o mais perto possível do que ele precisava, e teve um resultado positivo.

- Pude ver também que a comunidade já está migrando, ou pensando em migrar para a versão 1.5 do cms, que já possui módulos, plugins e suporte que supre as necessidades da galera;

- Nesses tempos de mania css, ví que nem todo mundo segue essa onda, pois na apresentação da USP, muito boa também por sinal, o palestrante disse que eles continuam usando layout com tabelas, porque o próprio joomla ainda é feito sem tabless. E segundo o Paulino, um layout bem limpinho funciona bem até com tabela.
Esta apresentação da USP foi legal também pra ver que nem sempre uma equipe grande é necessária para um grande projeto, porque segundo ele, a equipe que trabalhou no site da usp era bem pequena, se não me engano 3 pessoas.

- Vimos na apresentação do Flávio, estudante da estadual de Campinas, que a comunidade Brasileira, como sempre vem conquistando seu espaço, visto que o mesmo está desenvolvendo um CVS de conteúdo pro Joomla!, que pode ser incorporado ao core de uma futura versão.

- Vimos nas apresentações da Prefeitura de Fortaleza e Salvador, que o Joomla pode ser usado com sucesso no sufoco de um carnaval por exemplo, quando o número de acessos chega a triplicar, sem dispensar a boa apresentação.

Finalizando, não foi só isso, claro, esse é um pequeno resumo, porque além disso tivemos
dicas para montagem de layouts para o Joomla 1.5, dicas de vários componentes, e muito mais, tudo no melhor humor para compensar a tarde de sábado da melhor maneira possível!
E o eclipse que eu perdi!

Realmente um evento que compensa.
Ano que vem precisaremos de um lugar maior, sem lagostas!

t+