terça-feira, 29 de julho de 2008

O que é o Joomla?

Fala galera!

Este post deveria, na minha opinião, ter sido o primeiro post, mas como o primeiro foi teste e blablabla, e como eu acho importante a pessoa saber um pouco mais sobre a ferramenta que está usando antes de sair atirando para todos os lados, estou postando este texto que retirei da Comunidade Portuguesa de Joomla, que está bem completo. (lógico, se já tem tudo o que eu quero passar, porque perder tempo escrevendo tudo de novo!)

Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação ocorreu porque a empresa Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação a Mambo Foundation onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Os desenvolvedores, preocupados com a integridade do projecto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram e criaram o Joomla 1.0, também open source a partir do código fonte do Mambo 4.5.2.

Hoje, mesmo com pouco mais de um ano desde a primeira versão, o Joomla! é o CMS em maior expansão, sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e recursos disponíveis. A grande vantagem do Joomla é sua diversidade de extensões extras, feitas não necessariamente pelos desenvolvedores do projeto. Componentes, módulos e plugins são atualizados constantemente e possuem grande valia para profissionais de web interessados em um site bem feito.

O Joomla é um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.0.15 (a versão 1.5 já foi lançada, mas a maioria da comunidade ainda usa a 1.0.15, pois ainda não podemos contar com todos os componentes para a nova versão).

Componentes - agregando funcionalidades ao seu site

O conceito de componentes do Joomla! talvez seja uma das grandes vantagens em relação à maioria dos CMS disponíveis. O componente é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções padrões do Joomla!

Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site.

Existem centenas (ou milhares) de componentes como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gestores de formulários, etc. Grande parte dos componentes são gratuitos (GNU GPL), porém alguns possuem licença comercial (que geralmente são de baixo custo).

Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente ou pode-se criar um componente específico.

Vantagens de utilizar o Joomla!

Dentre os vários CMS disponíveis na web, o Joomla!, criado em 2005, está se tornando um dos mais populares, com uma comunidade atuante e crescente. Está fora do escopo deste artigo apresentar argumentos para adoção do Joomla!, mas podemos enumerar alguns muito importantes:

  • Joomla! é decididamente software livre e não há perspectiva de mudança com relação a isso (isto é, vai continuar disponível gratuitamente);
  • Já existem vários módulos e componentes disponíveis, criados a partir da base herdada do Mambo;
  • A popularidade do Joomla! está crescendo rapidamente, logo, a sua comunidade também;
  • A equipe por trás do Joomla!, composta por membros chave criadores do Mambo, está fortemente comprometida com o projeto e está disposta a modernizar o software continuamente;
  • É um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização;
  • Foi escrito com PHP e MySql, dois dos software open source mais populares da Internet.

O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, prova disto são os prémios, Linux Awards, além de possuir uma comunidade ativa, que está sempre a desenvolver inovações.


Fonte: www.joomlapt.com



Bom, axo que este texto explica bem o que é o Joomla! e porque tem tanta gente usando este cms, e sendo esta a idéia deste post, fico por aqui! t++

Nenhum comentário: